REPORTAGENS











=========================================================================================

Dado Villa-Lobos em Sto. André

Diário do Grande ABC - 14/12/2007
Dojival Filho

        Em uma entrevista concedida à MTV, o vocalista da Legião Urbana, Renato Russo (1960-1996), disse que, no início dos anos 1980, em sua primeira performance com a banda, o guitarrista Dado Villa-Lobos "só ficou apertando o pedal de distorção e fazendo barulhinhos". À época, Dado tinha pouca intimidade com a guitarra e, fiel à cartilha do punk rock, despejava muita energia em poucos acordes.

        Nesta sexta-feira, às 21h, no teatro do Sesc Santo André, ele mostra o quanto evoluiu como instrumentista, cantor e compositor. O evento integra a programação do projeto Caixa Preta do Rock e os ingressos vão de R$ 4 a R$ 16.

        Jardim de Cactus - No repertório do show, canções do primeiro CD solo do músico, Jardim de Cactus, gravado ao vivo e lançado em 2005. O álbum traz as participações de artistas como Chico Buarque (que declama um poema na faixa Natureza), Toni Platão, Humberto Effe e Thalma de Freitas.

        Entre os destaques do disco estão as músicas Dias - composta por Dado em parceria com a cantora Paula Toller - e Faveloura & Lov, divertida dobradinha musical com o cantor e poeta Fausto Fawcett. O grupo de apoio do guitarrista conta com Laufer (baixo), Roberto Pollo (teclados) e Lourenço (bateria e backing vocals).

        Medalhões - Durante a apresentação, não devem faltar releituras de medalhões do rock como Bob Dylan e Lou Reed. Os fãs saudosistas também podem esperar por clássicos da Legião Urbana como Perfeição e A Montanha Mágica. "A gente está chegando ao fim desse projeto do Jardim de Cactus. Foi fabuloso ter conseguido botar o meu bloco na rua e trabalhar com pessoas bacanas. Me deu uma grande segurança para subir no palco a qualquer momento", afirma Dado, com seu jeito tranqüilo e pausado de falar.

        O guitarrista pretende realizar mais uma produção no primeiro trimestre de 2008, que pode ser um CD de composições inéditas, um DVD ou um novo show.

        'Religião urbana' - Dado comenta, sem qualquer afetação, a fidelidade dos fãs da Legião Urbana - que já recebeu o irônico apelido de Religião Urbana. "Cara, é um relacionamento muito tranqüilo e com o maior respeito", define o músico.

        Entretanto, ele tem ressalvas em relação ao mais recente tributo prestado a Renato Russo: o especial Por Toda Minha Vida, exibido pela Rede Globo há cerca de dois meses. "A história foi contada em formato docudrama e pelo viés da mãe e da irmã dele. Foi feito de uma forma bem piegas, para 'arrancar até a última lágrima de Maria'. Você tem que eliminar uns 70% daquela história".

Topo


"Não sei nem se estou mais na minha, nem na sua vida"
"Não percebi correntes me prendendo aqui até o instante em que tentei partir."
Fã-Clube Oficial Dado Villa-Lobos. All rights reserved.
Developed by Roberta Raquel Leismann