REPORTAGENS











=========================================================================================

Dado Villa-Lobos fala de rock, cinema e Legião

O Dia Online - 03/10/2007

        Rio - O rock invadiu a redação de O DIA. Literalmente. O guitarrista, cantor e compositor Dado Villa-Lobos conversou com internautas no videochat da TV O DIA (www.odia.com.br) e cantou sucessos seus e da Legião Urbana.
        Sobrinho-neto do maestro Heitor Villa-Lobos, Dado comprovou o DNA da família ao militar na movimentada cena roqueira dos anos 80, como guitarrista de uma das bandas mais queridas daquela geração. "Pensei em ser sociólogo, mas preferi a música, que fez com que nós, jovens moradores de Brasília da época, expressássemos nossas opiniões, pois acabávamos de sair da ditadura", relembra.
        A motivação para a profissionalização veio com o sucesso do primeiro compacto do Paralamas do Sucesso, com o hit 'Vital e sua moto', em 1983. "Nos sentíamos representados e percebemos que poderíamos atingir um público maior com nossas músicas gravadas. Antes, queríamos apenas fazer shows juntos e mostrar nossas idéias', confessa Dado, que antes da Legião teve um grupo chamado 'Dado e o Reino Animal', nome sugerido pelo amigo Herbert Vianna.
        Hoje o músico se divide entre os shows do seu primeiro CD/DVD solo, 'Jardim de Cactus', e o trabalho com trilhas sonoras para cinema e TV. "Estou terminando a trilha da segunda temporada da minissérie "Mandrake" (HBO) e espero o lançamento do longa 'Podecrer!', do Artur Fontes, sobre a juventude da década de 80', conta Dado, que foi premiado em 2001 no Festival de Miami com 'Bufo & Spallanzani'.
        Dado pode virar personagem principal no cinema. O cineasta Antônio Carlos da Fontoura filma "Religião Urbana" e Rogério Gallo pensa em fazer um documentário. "Éramos muito novos e não pensávamos em arquivar nossas imagens", lamenta Dado, que também fala sobre sua experiência como dono de gravadora e da cena musical atual.


"Não sei nem se estou mais na minha, nem na sua vida"
"Não percebi correntes me prendendo aqui até o instante em que tentei partir."
Fã-Clube Oficial Dado Villa-Lobos. All rights reserved.
Developed by Roberta Raquel Leismann