REPORTAGENS











=========================================================================================

Na estrada, Dado Villa-Lobos escuta Jesus and Mary Chain, Black Alien e até Shakira

UOL - 05/09/2006

        Dado Villa-Lobos já nasceu em "berço de músico": natural de Bruxelas, na Bélgica, o ex-guitarrista da Legião Urbana é sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos. Antes de tocar com Renato Russo, ele fez parte da banda Dado e o Reino Animal, e é dele a produção dos dois últimos discos da Legião, "A Tempestade ou O Livro dos dias" e "Uma Outra Estação".

        Dado assina ainda as trilhas sonoras dos filmes "O Homem do Ano" e "Bufo & Spallanzanni", pelo qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami, em 2001. Seu primeiro trabalho solo, o álbum "Jardim de Cactus", foi lançado em 2006 por sua própria gravadora, a Rock it!.

        Quando o assunto é música para ouvir na estrada, Dado Villa-Lobos confessa que prefere ligar o aparelho de MP3 no modo "shuffle", que toca as músicas de maneira aleatória. No seu caso, isso significa ouvir desde os discos "Automatic" e "Psycho Candy", da banda escocesa Jesus and Mary Chain, até "Sea Change", do americano Beck.

        Antes de escolher "shuffle" na tela do toca-MP3, Dado carrega o aparelho com uma seleção eclética. "O último disco que coloquei no iPod foi 'Nocturama', do Nick Cave. Também gosto de ouvir o rap de Black Alien, ex-Planet Hemp", conta o músico em entrevista exclusiva para o UOL Viagem. O álbum "Lullabies to Paralyze", do grupo Queens of Stone Age, é outro que tem espaço garantido em sua trilha.

        Dado confessa ainda que, recentemente, escuta muito a música do compositor Katrine. "É um ritmo eletrônico, mas pop ao mesmo tempo. Em suas canções, ele fala das coisas mais íntimas. Katrine não tem escrúpulos", revela o ex-Legião Urbana. "É bom citar também a italiana Carla Bruni", completa.

        Também entram no iPod de Dado o novo disco do Red Hot Chilli Peppers, "Stadium Arcadium"; o álbum "Elephant", da dupla White Stripes; e "Cravo Bem Temperado" de Bach, tocado por Glenn Gould. "Simplesmente fantástico", comenta o guitarrista.

        A lista inclui ainda o atual hit de Shakira. "Minha última viagem foi para a Alemanha, durante a Copa do Mundo. Fui com a família e alugamos um carro para viajar. Escutamos rádio o tempo todo e o que mais ouvimos foi a música 'Hips Don't Lie', na qual Shakira divide os vocais com Wyclef Jean, do Fugees", lembra Dado.

        Durante a viagem pela Alemanha, que durou 20 dias, o músico se encantou com um vilarejo a 60 quilômetros de Munique. "Era um lugar maravilhoso. Ficamos à beira de um lago cheio de sol e felicidade", lembra. "Vale a pena conhecer a Alemanha durante o verão. Tem muita coisa legal para ver neste país: castelos, museus, lagos. O povo é muito simpático e civilizado", dá a dica. E para quem gosta de velocidade, Dado completa, em tom de confissão: "Bati o meu recorde na autoban: fui a 225 quilômetros por hora!"

Topo


"Não sei nem se estou mais na minha, nem na sua vida"
"Não percebi correntes me prendendo aqui até o instante em que tentei partir."
Fã-Clube Oficial Dado Villa-Lobos. All rights reserved.
Developed by Roberta Raquel Leismann