REPORTAGENS











=========================================================================================

Especial de TV traz Legião em cenas históricas

O canal Multishow exibe hoje, às 21h30, "Por Trás da Fama", documentário com depoimentos de amigos e integrantes da banda brasiliense. Destaque para as imagens raras de shows

Jornal da Tarde - 25/07/2000

        Alimentada pela paixão de duas gerações de fãs e explorada por editoras e gravadoras que freqüentemente colocam nas lojas compilações e materiais curiosos, a idolatria ao compositor Renato Russo rende mais um projeto.

        Com depoimentos de amigos e cenas de shows raros que entraram para a história do rock nacional dos anos 80, a série Por Trás da Fama, do canal Multishow, apresenta hoje, a partir das 21h30, um especial sobre o grupo Legião Urbana.

        Entre os comentários curiosos, o guitarrista Dado Villa-Lobos revela a importância do roqueiro Herbert Vianna no início da carreira do Legião. "Ao gravar o primeiro disco do Paralamas do Sucesso, Herbert incluiu a música Química, de Russo. Foi o que difundiu o nome do Legião entre as gravadoras, produtores e público."

        O especial retoma o momento em que surge o grupo, no final dos anos 70. Fã de Sex Pistols e ex-integrante do Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos (atual Capital Inicial) e André Pretorios, Russo decide formar uma banda em que tocaria contrabaixo.

        Villa-Lobos revela no especial que a intenção do compositor era criar um grupo com apenas dois integrantes fixos: ele e o baterista Marcelo Bonfá. Os outros músicos seriam escolhidos para participações eventuais. "Essa era a idéia do Legião Urbana, ou seja, a cidade inteira participando", conta o músico.

        O vídeo faz ainda um retrospecto que mostra curiosidades ocorridas durante o lançamento dos discos Legião Urbana, Dois, Que País é Esse? e Quatro Estações. Cenas raras de shows como os que ocorreram em São Paulo, em 1987, e em Brasília, em 1988, também aparecem.

        Sem maquiagens, segundo Eduardo Wang, gerente de Marketing da Multishow, o especial foi produzido em 30 dias e a intenção foi aptar depoimentos de forma realista, sem maquiagens.

        "Temas como a relação de Russo com o álcool, drogas e sexo são abordados de forma muito franca por Dado Villa-Lobos. Todos os depoimentos são inéditos", garante Wang.

        Desde que morreu vítima do vírus da Aids, em 1996, Renato Russo tem se firmado como o mais recente mito surgido na música brasileira.

        Em 16 anos de atividade, o Legião Urbana vendeu nesse período mais de 10 milhões de discos. Legião Urbana Acústico MTV, que chegou às lojas em novembro do ano passado, já faturou mais de 1.150.000 cópias.

        Uma recente compilação, lançada pela gravadora EMI, com o nome de Série Bis, traz Renato Russo cantando em inglês e italiano. Menos de um mês nas lojas foi tempo suficiente para o projeto, sem a mínima divulgação, passar das 100 mil cópias.

        Novas revelações sobre a vida de Russo também estão prestes a serem feitas pelo jornalista Arthur Dapieve. No dia 30 de agosto, a editora carioca Relume-Dumará coloca nas lojas uma nova biografia do cantor.

        Feita por meio de fitas gravadas com entrevistas cedidas por Russo a Dapieve, o trabalho mostrará, entre outras curiosidades, a relação do cantor com as drogas e o sexo.

        Em determinados trechos aparecem casos desconhecidos, como a tentativa de suicídio de Russo, que tentou cortar os pulsos no início dos anos 80.

        Sem poder voltar a tocar contrabaixo por causa dos ferimentos e da coordenação motora prejudicada, Russo decidiu chamar um novo baixista para a banda.

        Nascido Renato Manfredini Jr., o compositor resolveu se tornar Russo depois de ter conhecido a obra do poeta português Fernando Pessoa.

        Como Pessoa, Renato Russo criou seu heterônimo: uma fusão dos sobrenomes de Jean-Jacques Rousseau, Henri Rousseau e Bertrand Russel.

Topo


"Não sei nem se estou mais na minha, nem na sua vida"
"Não percebi correntes me prendendo aqui até o instante em que tentei partir."
Fã-Clube Oficial Dado Villa-Lobos. All rights reserved.
Developed by Roberta Raquel Leismann